segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Alavancas

A teoria das alavancas simples foi formulada por Arquimedes e ele dizia: “Dai-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu levantarei a mundo”.
As alavancas são barras rígidas de vários formatos que podem girar em torno de um ponto fixo, e capazes de multiplicar a força aplicada sobre vários objetos de pesos variados. Apresentam três pontos: o ponto fixo (apoio), a resistência, que seria a carga que queremos levantar, e a potência, que é o local onde aplicamos a força.


Temos uma relação: , portanto quanto maior a alavanca, maior é a força aplicada na resistência.
Podemos classificar as alavancas dependendo da localização do apoio, da resistência (carga) e da potência (força). Temos três classificações:


Interfixa



Inter-resistente

Interpotente


Podemos citar vários exemplos de alavancas como as gangorras (interfixa), tesouras (interfixa), quebra-nozes (inter-resistente), dentre outros exemplos.
Dessa forma, é possível perceber que Arquimedes tinha razão, pois com uma alavanca se fosse exercida uma força de 3kg sobre esta, com ela medindo 10m, a força de 3kg seria multiplicada por 10 e um objeto, como uma pedra, seria erguida facilmente.

Fonte:http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081210102336AAge73i

Um comentário:

  1. Como eu posso explicar esse grafico de alavanca inter-resistente ?

    ResponderExcluir

animação para postar mais (;