segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Perspectiva

A perspectiva nada mais é do que uma grande ilusão criada por nossa percepção visual para entendermos a profundidade, volume e distância dos objetos.

Ao pegarmos um objeto como o quadrado, por exemplo, e mudarmos a direção de um de seus lados, parecerá à nossa visão que ele terá dimensões diferentes, sendo o lado mais próximo de nós maior do que o lado mais distante.
Assim, para representar a perspectiva fazemos uso destes elementos básicos:

Linha do Horizonte (LH): Linha imaginária que separa o lado superior e inferior da visão, representando o nível dos olhos do observador.


Ponto de vista (PV): Na representação gráfica da perspectiva o ponto de vista é identificado por uma linha vertical perpendicular a linha do horizonte, sendo revelado exatamente no cruzamento dessas duas linhas.

Dependendo do ângulo visual de observação do motivo, a linha vertical que localiza o ponto de vista pode situar-se centralizada na cena compositiva ou num de seus lados, esquerdo ou direito.

Ponto de fuga (PF): É o ponto localizado na linha do horizonte, pra onde todas as linhas paralelas convergem, quando vistas em perspectiva.


Em alguns tipos de perspectiva são necessários dois ou mais pontos de fuga. Em situações como estas poderão ter pontos tanto na linha do horizonte quanto na linha vertical do ponto de vista. Em alguns casos é possível o ponto ficar fora tanto da linha do horizonte quanto do ponto de vista.

Fonte: http://www.sobrearte.com.br/index.php
http://imasters.uol.com.br/artigo/3045/teoria/entendendo_a_perspectiva/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

animação para postar mais (;