sábado, 30 de outubro de 2010

Fibra óptica

Desde que foram desenvolvidas, as fibras ópticas representaram uma revolução na forma de transmitir informações. A fibra óptica vem sendo utilizada para transmitir voz, televisão e sinais de dados por ondas de luz, por meios de fios finos e flexíveis, constituídos de vidro ou plástico que, comparados com fios metálicos, apresentam inúmeras vantagens.

Princípio de funcionamento

A luz se propaga no interior de uma fibra óptica fundamentada na reflexão total da luz. Quando um raio de luz se propaga em um meio cujo índice de refração é n1 (núcleo) e atinge a superfície de um outro meio com índice de refração n2 (casca), onde n1>n2, e desde que o ângulo de incidência (em relação à normal) seja maior ou igual ao ângulo crítico, ocorrerá o que é denominado de reflexão total, do que resulta o retorno de raio de luz ao meio com índice de refração n1.

A luz é injetada na fibra por uma de suas extremidades sob um cone de aceitação, em que este determina o ângulo por que o feixe de luz deverá ser injetado, para que ele possa de propagar ao longo da fibra óptica.

A composição básica de fibras ópticas é de materiais dielétricos com uma estrutura cilíndrica, composta de uma região central, que denominamos núcleo, que é por onde a luz trafega, e uma região periférica, denominada casca, que envolve completamente o núcleo.

E dessa forma, a luz pode percorrer longos e tortuosos caminhos ao longo da fibra, atingindo pontos normalmente inacessíveis a uma iluminação direta. Por isso, antes da sua utilização em telecomunicações, as fibras ópticas já eram usadas em instrumentos médicos, os endoscópios destinados à observação do interior de orgãos do corpo humano, como o esôfago, o estômago e os intestinos.

Fonte: http://www.rnp.br/newsgen/0203/fibras_opticas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

animação para postar mais (;