segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Os raios UV-A e UV-B

Como um mecanismo de proteção natural, a córnea de seu olho absorve toda a luz UV-B e a maioria da luz UV-A. Mas um pouco da luz UV-A atinge a lente do olho, e no decorrer do tempo essa absorção pode levar à catarata. A pequena quantidade de UV-A que passa por sua córnea e atinge a retina pode até mesmo levar a uma degeneração macular, a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 65 anos. A presença dos raios UVA é constante durante todo o dia e suas ondas são de longo alcance, atingindo as camadas mais profundas da pele.

Além disso, os raios UV-B são responsáveis pelos danos imediatos à pele, como ressecamento, vermelhidão, queimaduras graves seguidas de formação de bolhas, descamação e lesões precursoras de câncer. A intensidade da radiação UV-B varia durante o dia, sendo mais forte entre 10 e 16 horas, quando a temperatura é mais elevada.

Assim, o fator proteção solar (FPS) é um padrão adotado mundialmente e mede o grau de proteção dos produtos contra a radiação UV-B somente, sendo que até mesmo os protetores solares com um FPS alto, permitem que os raios UV-A sejam absorvidos pela pele. Por isso, é importante verificar na embalagem do produto, se este oferece proteção contra raios UV-A.

E a escolha do FPS adequado deve ser orientada pelas características de cada pessoa:

• FPS 8 ao 15: Indicado para pessoas de pele morena ou negra, cuja pele raramente queima e bronzeia com facilidade.
• FPS 15 a 20: Indicado para pessoas de pele clara e morena clara, com cabelos e olhos escuro, cuja pele queima e bronzeia moderadamente.
• FPS 30: Indicado para pessoas de pele clara ou muito clara, olhos claros ou castanho-claros, com cabelos loiros ou ruivos, idosos e crianças com mais de 2 anos. Pessoas cuja pele queima com facilidade e bronzeia pouco ou nunca.

Pratique estes conselhos

Se você é daquelas pessoas que não abrem mão de uma pele bronzeada ou do prazer de tomar sol e se refrescar na água do mar ou da piscina, tome as devidas precauções na praia, na piscina e também no dia-a-dia.

• Aplique o protetor 30 minutos antes de iniciar a exposição ao sol e reaplique a cada duas horas na pele seca. Esta recomendação é válida mesmo para os produtos à prova d'água.
• Não coloque sua saúde em risco economizando na quantidade de protetor. Os dermatologistas indicam cerca de uma tampa do produto para os braços, uma para cada perna, uma para barriga e tronco, uma para costas e bumbum.
• Não se exponha ao sol entre 10 da manhã e 4 da tarde, quando o nível da radiação UVB é mais alto.
• Não tente adquirir um bronzeado lindo logo no primeiro dia. A cor leva de 48 a 72 horas para aparecer.
• Proteja o couro cabeludo e os cabelos, usando sempre chapéu ou boné. Opte por modelos que deixam o couro cabeludo respirar, como modelos de telinha, palha trançada ou com aberturas laterais. Para proteger a cor dos cabelos use xampus e condicionadores com filtro solar.
• Proteja seus olhos. Use óculos de sol sempre que estiver ao ar livre e certifique-se de que as lentes possuem proteção contra os raios UVA e UVB.



Fonte: http://www.maisquebeleza.com/sol.htm
http://saude.hsw.uol.com.br/spf.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

animação para postar mais (;