sábado, 30 de outubro de 2010

Fibra óptica

Desde que foram desenvolvidas, as fibras ópticas representaram uma revolução na forma de transmitir informações. A fibra óptica vem sendo utilizada para transmitir voz, televisão e sinais de dados por ondas de luz, por meios de fios finos e flexíveis, constituídos de vidro ou plástico que, comparados com fios metálicos, apresentam inúmeras vantagens.

Princípio de funcionamento

A luz se propaga no interior de uma fibra óptica fundamentada na reflexão total da luz. Quando um raio de luz se propaga em um meio cujo índice de refração é n1 (núcleo) e atinge a superfície de um outro meio com índice de refração n2 (casca), onde n1>n2, e desde que o ângulo de incidência (em relação à normal) seja maior ou igual ao ângulo crítico, ocorrerá o que é denominado de reflexão total, do que resulta o retorno de raio de luz ao meio com índice de refração n1.

A luz é injetada na fibra por uma de suas extremidades sob um cone de aceitação, em que este determina o ângulo por que o feixe de luz deverá ser injetado, para que ele possa de propagar ao longo da fibra óptica.

A composição básica de fibras ópticas é de materiais dielétricos com uma estrutura cilíndrica, composta de uma região central, que denominamos núcleo, que é por onde a luz trafega, e uma região periférica, denominada casca, que envolve completamente o núcleo.

E dessa forma, a luz pode percorrer longos e tortuosos caminhos ao longo da fibra, atingindo pontos normalmente inacessíveis a uma iluminação direta. Por isso, antes da sua utilização em telecomunicações, as fibras ópticas já eram usadas em instrumentos médicos, os endoscópios destinados à observação do interior de orgãos do corpo humano, como o esôfago, o estômago e os intestinos.

Fonte: http://www.rnp.br/newsgen/0203/fibras_opticas.html

Fabricação do vidro

O vidro é uma substância inorgânica amorfa e fisicamente homogênea, obtida pelo resfriamento de uma massa em fusão, que endurece pelo aumento contínuo da viscosidade e que, resfriado, atinge a rigidez, sem cristalizar.

As principais matérias primas utilizadas na fabricação do vidro são: Areia (SiO2) 70%, Calcário (CaO) 10%, Dolomita (MgO) 2%, Feldspato (Al2O3) 2%, Barrilha (NaO) 15%, Sulfato de Sódio (Na2SO4) 0,2%, o restante está dividido entre os corantes.

O processo de fabricação de vidro começa quando as matérias-primas são misturadas a frio e levadas ao forno de fusão onde a massa é fundida a uma temperatura de 1500 °C, transformando-se em vidro. Os fornos são constituídos de três partes: a fusão, a refinação e os regeneradores.A mistura é enfornada na mesma velocidade em que o vidro está sendo moldado nas máquinas de fabricação de modo que a quantidade de vidro no forno é sempre constante. As máquinas que produzem o vidro são interligadas ao forno através de um canal, que reduz a temperatura da massa de vidro para aproximadamente 900°C que é desejada para a formação da gota de vidro. Alguns processos utilizados são:

• Soprado soprado: a formação da embalagem tanto no molde quanto na forma são feitas com ar comprimido, que resultam em maior peso. Normalmente utilizados para garrafas (boca estreita).

• Prensado soprado: a formação no molde é feita através da compressão de vidro com auxílio de um pino de prensagem. Normalmente utilizado para embalagens de boca larga como potes de alimentos.

• Vidro plano: O vidro plano em sua concepção são vidros estruturados em chapas e seu processo de produção é contínuo. Atualmente, existem dois processos de fabricação de vidros plano no Brasil: flutuação em banho de estanho (float) e laminação por rolo (impresso).

O processo float trata-se do mais moderno. Consiste em submeter o vidro fundido a um banho de flutuação em estanho em fusão, o que lhe confere perfeito equilíbrio entre a face do vidro em contato com o metal. Pelo efeito do seu próprio peso e do calor, a face superior se torna perfeitamente plana, polida e com espessura uniforme. Este processo permite obter um vidro de alta qualidade e brilho, que dispensa operações de polimento.

O processo de fabricação do vidro impresso (conhecido popularmente como “Vidro Fantasia”), Consiste em se passar o vidro fundido por cima de um vertedouro, para se formar uma lâmina plana que depois passa entre dois rolos laminadores. Esses rolos podem ser lisos ou gravados (em um ou nos dois rolos), o que permite obter os mais variados desenhos numa ou nas duas faces da chapa de vidro.

• Vidro Temperado: A fabricação do vidro temperado consiste em aquecer o a chapa de vidro, float ou impresso, próximo à sua temperatura de amolecimento e logo após resfriá-la rapidamente com o auxílio de ar comprimido ou óleo, aumentando assim em até 7 vezes as resistências mecânicas e ao choque térmico, 200-300°C.

• Vidro Laminado: O processo de fabricação do vidro laminado se dá a partir da prensa de duas lâminas de vidro liso ou polido com uma lâmina intercalada de plástico, PVB (polivinil-butiral) ou acetato de celulose, em um forno autoclave.

• Vidro Fibras: O processo de fabricação é unicamente a fiação. Há uma matriz com furos de diâmetros variáveis que determinarão a espessura do fio da fibra. A retirada do material necessita de um operador que puxa manualmente os fios de vidro.

• Vidros Especiais e Ópticos: Idêntico ao processo prensado soprado.

• Vidros curvos: usados na Indústria automobilística, na indústria moveleira, na construção civil, em decoração e também na indústria de luminárias.




Fonte: www.artivetro.com.br/fab_vidros.htm

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Que curioso!!!

O centro de gravidade das mulheres (em geral) é posicionado diferentemente do centro de gravidade dos homens. Basta olhar as anatomias de uma moça e de um rapaz para desconfiar desse fato. A experiência mostrada abaixo ilustra isso. Uma moça pode colocar uma caixa de fósforos no chão, ajoelhar-se com as mãos para trás e derrubar a caixa de fósforos com o nariz sem cair. Rapazes, normalmente, não conseguem fazer isso por terem o Centro de Gravidade mais alto que moças.

Fonte: http://www.fisicadivertida.com/

Incríveis imagens em 3D!



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=FWHvj98R2Mo

Por que não é possível levantar de uma cadeira com o tronco na vertical?

Uma pessoa, sentada conforme a figura, mantendo o tronco e pernas na vertical e os pés no piso, não consegue se levantar por esforço próprio.




Isso acontece, pois ao fazê – lo, ela perde contato com a cadeira, e assim a reta vertical que passa pelo seu centro de gravidade (onde está o peso) não coincide com a base de apoio (onde está a normal), que estão em seus pés, fazendo com que retorne à cadeira sem se levantar.

Fonte: http://www.fisicaevestibular.com.br/estatica2.htm

Alavancas

A teoria das alavancas simples foi formulada por Arquimedes e ele dizia: “Dai-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu levantarei a mundo”.
As alavancas são barras rígidas de vários formatos que podem girar em torno de um ponto fixo, e capazes de multiplicar a força aplicada sobre vários objetos de pesos variados. Apresentam três pontos: o ponto fixo (apoio), a resistência, que seria a carga que queremos levantar, e a potência, que é o local onde aplicamos a força.


Temos uma relação: , portanto quanto maior a alavanca, maior é a força aplicada na resistência.
Podemos classificar as alavancas dependendo da localização do apoio, da resistência (carga) e da potência (força). Temos três classificações:


Interfixa



Inter-resistente

Interpotente


Podemos citar vários exemplos de alavancas como as gangorras (interfixa), tesouras (interfixa), quebra-nozes (inter-resistente), dentre outros exemplos.
Dessa forma, é possível perceber que Arquimedes tinha razão, pois com uma alavanca se fosse exercida uma força de 3kg sobre esta, com ela medindo 10m, a força de 3kg seria multiplicada por 10 e um objeto, como uma pedra, seria erguida facilmente.

Fonte:http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081210102336AAge73i

Os raios UV-A e UV-B

Como um mecanismo de proteção natural, a córnea de seu olho absorve toda a luz UV-B e a maioria da luz UV-A. Mas um pouco da luz UV-A atinge a lente do olho, e no decorrer do tempo essa absorção pode levar à catarata. A pequena quantidade de UV-A que passa por sua córnea e atinge a retina pode até mesmo levar a uma degeneração macular, a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 65 anos. A presença dos raios UVA é constante durante todo o dia e suas ondas são de longo alcance, atingindo as camadas mais profundas da pele.

Além disso, os raios UV-B são responsáveis pelos danos imediatos à pele, como ressecamento, vermelhidão, queimaduras graves seguidas de formação de bolhas, descamação e lesões precursoras de câncer. A intensidade da radiação UV-B varia durante o dia, sendo mais forte entre 10 e 16 horas, quando a temperatura é mais elevada.

Assim, o fator proteção solar (FPS) é um padrão adotado mundialmente e mede o grau de proteção dos produtos contra a radiação UV-B somente, sendo que até mesmo os protetores solares com um FPS alto, permitem que os raios UV-A sejam absorvidos pela pele. Por isso, é importante verificar na embalagem do produto, se este oferece proteção contra raios UV-A.

E a escolha do FPS adequado deve ser orientada pelas características de cada pessoa:

• FPS 8 ao 15: Indicado para pessoas de pele morena ou negra, cuja pele raramente queima e bronzeia com facilidade.
• FPS 15 a 20: Indicado para pessoas de pele clara e morena clara, com cabelos e olhos escuro, cuja pele queima e bronzeia moderadamente.
• FPS 30: Indicado para pessoas de pele clara ou muito clara, olhos claros ou castanho-claros, com cabelos loiros ou ruivos, idosos e crianças com mais de 2 anos. Pessoas cuja pele queima com facilidade e bronzeia pouco ou nunca.

Pratique estes conselhos

Se você é daquelas pessoas que não abrem mão de uma pele bronzeada ou do prazer de tomar sol e se refrescar na água do mar ou da piscina, tome as devidas precauções na praia, na piscina e também no dia-a-dia.

• Aplique o protetor 30 minutos antes de iniciar a exposição ao sol e reaplique a cada duas horas na pele seca. Esta recomendação é válida mesmo para os produtos à prova d'água.
• Não coloque sua saúde em risco economizando na quantidade de protetor. Os dermatologistas indicam cerca de uma tampa do produto para os braços, uma para cada perna, uma para barriga e tronco, uma para costas e bumbum.
• Não se exponha ao sol entre 10 da manhã e 4 da tarde, quando o nível da radiação UVB é mais alto.
• Não tente adquirir um bronzeado lindo logo no primeiro dia. A cor leva de 48 a 72 horas para aparecer.
• Proteja o couro cabeludo e os cabelos, usando sempre chapéu ou boné. Opte por modelos que deixam o couro cabeludo respirar, como modelos de telinha, palha trançada ou com aberturas laterais. Para proteger a cor dos cabelos use xampus e condicionadores com filtro solar.
• Proteja seus olhos. Use óculos de sol sempre que estiver ao ar livre e certifique-se de que as lentes possuem proteção contra os raios UVA e UVB.



Fonte: http://www.maisquebeleza.com/sol.htm
http://saude.hsw.uol.com.br/spf.htm